Atividade física na prevenção de doenças cardiovasculares

Você esta em - Home / Para Pacientes / Atividade física na prevenção de doenças cardiovasculares

Como todos devem ou deveriam saber, as atividades físicas são as mais indicadas no combate a uma série de doenças, como as do coração. Responsáveis por auxiliar na redução do colesterol, propiciar bem estar físico e combater inflamações, os exercícios físicos propõem enormes benefícios à saúde humana e devem fazer parte de uma rotina saudável, em conjunto com uma alimentação adequada e sem excessos.

Entre as atividades que mais auxiliam no combate às doenças cardiovasculares estão os esportes como ciclismo, caminhada, natação, marcha, hidro e cooper. Esses exercícios promovem benefícios ao organismo porque o corpo humano não foi feito para ficar imóvel. Assim, toda vez que nos exercitamos, estamos colaborando para o funcionamento ideal dos órgãos e músculos, diretamente ligados ao funcionamento do coração.

Quais são as melhores atividades físicas para o coração?

O ciclismo é uma atividade aeróbica capaz de promover benefícios como o equilíbrio da pressão arterial e dos níveis de triglicérides, bem como a redução de peso. Além disso, as atividades com bicicleta, ainda, combatem o estresse, promove o bem estar e melhora o equilíbrio de quem pratica. Já as tradicionais caminhadas, marcha e corrida garantem a melhora da circulação, tornam o pulmão mais eficiente, previnem contra derrames e infartos, além de também oferecerem uma melhora no humor.

A natação aumenta a capacidade respiratória, previne doenças respiratórias, melhora a circulação sanguínea e o funcionamento do coração por contribuir na dilatação das paredes dos músculos cardíacos, além de promover um maior equilíbrio e contribuir para o relaxamento. Os exercícios em água, no geral, trazem diversos benefícios para a saúde como um todo. Todos os exercícios desse artigo são indicados para todas as idades. O ideal é praticar atividades físicas de três a quatro4 vezes por semana, entre 30 e 60 minutos por dia.

Alimentação

Enquanto os exercícios promovem inúmeros benefícios à saúde, uma má alimentação pode colocar em cheque todas essas vantagens. Isso acontece porque uma alimentação desequilibrada e baseada em alimentos muito gordurosos e pouco nutritivos anulam o efeito dos exercícios físicos que auxiliam o coração. É essencial investir em alimentos saudáveis e balanceá-los em seu cardápio.

Invista em frutas, legumes, vegetais, leguminosas, grãos, cereais e carnes magras. A alimentação deve ser um fator que auxilia no funcionamento no coração, nunca o contrário. Evite as frituras, os doces, refrigerantes e, principalmente, o fumo.


Cadastre-se

Nome
E-mail




Desenvolvimento - Web simples brasil

As obras contidas neste site, incluindo todos os gráficos, textos, gravações sonoras e imagens são protegidas pelas leis de direitos autorais e é vedada a cópia, transmissão, exibição, execução sem sua expressa autorização antecipada.