Novembro azul

Você esta em - Home / Para Pacientes / Novembro azul

Novembro é o mês dedicado à consciência masculina sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e da identificação precoce da doença. No dia 17, é comemorado o “Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata”, campanha que tem ganhado cada vez mais adeptos e objetiva a maior conscientização masculina, já que muitos homens ainda relutam, principalmente quando o assunto é o exame de toque retal.

A campanha “Novembro Azul” é de extrema importância, já que o câncer de próstata afeta milhares de homens todos os anos no Brasil, se tratando da segunda doença que mais mata, perdendo apenas para o câncer de pulmão. De acordo com as indicações da OMS (Organização Mundial da Saúde), é mais fácil combater a doença quando ela é diagnosticada de forma precoce, daí a importância dos exames e consultas médicas.

Importância do diagnóstico precoce

Dados das principais instituições de saúde, bem como as pesquisas realizadas no mundo todo, atestam que, quando o câncer de próstata é diagnosticado ainda na fase inicial, as chances de curo são de até 90%. Dessa forma, é fundamental que o público masculino realize os exames de prevenção a partir dos 40 anos de idade, como recomenda a OMS. Esses exames devem ser realizados de forma periódica, de seis em seis meses ou, no mínimo, uma vez ao ano.
Exames

O diagnóstico do câncer de próstata leva em conta os exames de sangue, o exame de toque retal, mas, principalmente, o exame de biópsia, que é o responsável pela análise que comprova se há tumores cancerígenos ou não.

Sintomas do câncer de próstata:

  • Dificuldades no momento de urinar;
  • Necessidade de urinar maior número de vezes durante o dia;
  • Dor nos ossos;
  • Infecção generalizada;
  • Insuficiência renal.

Novembro Azul nas redes sociais

Ajude a disseminar essa campanha de conscientização do câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce da doença. Você pode ajudar a combater uma das doenças que mais afeta e mata homens no Brasil compartilhando e disseminando para os seus amigos todas as informações do “Novembro Azul” nas redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter. Faça parte você também dessa corrente do bem!


Cadastre-se

Nome
E-mail




Desenvolvimento - Web simples brasil

As obras contidas neste site, incluindo todos os gráficos, textos, gravações sonoras e imagens são protegidas pelas leis de direitos autorais e é vedada a cópia, transmissão, exibição, execução sem sua expressa autorização antecipada.